Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Suplementos e exposição solar

elsa-olofsson-KWxHmyugJuM-unsplash.jpg

Não é habitual eu falar em suplementos por aqui, mas este tema foi sugerido no Instagram e achei que fazia sentido falar dele agora. Existem vários suplementos no mercado que prometem ajudar a pele a bronzear e a reduzir a sensibilidade à exposição solar, por isso vamos dar uma vista de olhos ao que existe no mercado e aos estudos feitos.

Para começar naquilo que mais interessa, sim, estes suplementos são uma boa ideia. Pessoalmente nunca hei-de compreender a necessidade de ficar o mais moreno possível, mas embora estes suplementos tenham efectivamente a função de ajudar a bronzear, acho mais significativa a outra função - ajudar a reduzir a sensibilidade à exposição solar.
 
Existem vários estudos feitos sobre isto, mas no geral estes suplementos reduzem o eritema solar, o stress oxidativo e a erupção solar polimórfica (alergia ao sol). Portanto para quem habitualmente queima facilmente ou tem reacção exagerada à exposição solar esta é definitivamente uma alternativa viável.
 
A grande maioria dos estudos debruça-se sobre combinações de antioxidantes, nomeadamente vitaminas C e E, licopeno e beta-caroteno. Contudo, há outos ingredientes interessantes como o Polypodium leucotomos usado pela Heliocare que tem vários estudos que comprovam a sua eficácia. Notem que estes suplementos não substituem a protecção solar e devem ser usados como complemento. Idealmente devem ser iniciados 15 dias antes da exposição solar e devem ser mantidos durante o verão. As pessoas que habitualmente sofrem de melasma devem evitar estes suplementos, pois podem agravar a condição. Existe um produto da Esthederm chamado Bronz Impulse que ajuda a fazer este tipo de protecção adicional de forma tópica e assim não agrava as manchas desde que não seja aplicado no rosto.
 
Apenas uma ressalva: convém que não usem estes suplementos caso sejam fumadores que fumam mais de meio maço de tabaco por dia, pois nesta situação específica os antioxidantes deixam de ser eficazes e podem mesmo tornar-se pró-oxidantes.
 
Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.
 
Caso estejam à procura de suplementos que ajudem a bronzear, no geral o suplemento que mais recomendo é o da Heliocare da linha clássica. Contudo, tenho também óptimo feedback do da Lierac. Caso estejam à procura de protecção porque tendem a fazer "alergia ao sol" (erupção polimórfa à luz solar), para mim não há melhor do que o Heliocare Ultra D.

2 comentários

Comentar post