Rosácea (couperose) - que produtos usar e cuidados a ter
A primeira coisa que tenho a dizer é: se acham que têm rosácea, se calhar na verdade não têm. A rosácea é um problema frequentemente autodiagnosticado e muitas vezes erradamente, sendo facilmente confundido com dermatite seborreica ou com pele que está simplesmente hiperreactiva sem fragilidade capilar associada. Mas primeiro que tudo, vamos por partes..
O que é a rosácea?
A rosácea é uma condição de pele caracterizada por vermelhidão e sensação de queimadura ou picadas no rosto, geralmente na zona das maçãs do rosto, nariz e testa, associada a capilares visíveis (telangiectasias). Podem aparecer altos na pele que se assemelhem a quistos de acne, bem como descamação devido a pele extremamente seca. É muito comum em pessoas de pele clara e que coram com facilidade. Apesar de habitualmente se utilizar como sinónimo de rosácea, a couperose é um dos estadios da rosácea (estadio 3), com a vermelhidão instalada e capilares visíveis.
O que posso fazer para acalmar a pele?
A rosácea tem despoletadores diferentes de pessoa para pessoa, mas assim que são detectados, estes devem ser evitados. Alguns dos despoletadores mais comuns estão citados abaixo no texto na secção "Que produtos ou ingredientes devo evitar na rosácea?". Além dos despoletadores tópicos, é comum que o calor, luz solar, ingestão de bebidas alcoólicas ou comida picante também intervenham nesta patologia.
Como prevenção, aconselha-se a utilizar produtos de rosto adequados à patologia (podem consultar as minhas recomendações no fim do post), ricos em ingredientes calmantes e reparadores cutâneos. O protector solar de factor elevado é praticamente obrigatório nesta patologia, sendo geralmente recomendados os protectores minerais (óxido de zinco e dióxido de titânio).
Nos cuidados de rosto, dever ter-se em atenção pormenores como usar água morna, já que a água muito fria ou muito quente pode piorar a condição, bem como a não utilização de utensílios agressivos como escovas/pincéis esfoliantes, esfoliantes físicos ou toalhas mais abrasivas.
Ao experimentar produtos novos, deve-se ter especial atenção em experimentar numa área reduzida e durante algum tempo, para assegurar que a pele não reage. Idealmente, uma rotina de pele sensível terá poucos produtos.
Que produtos ou ingredientes devo evitar na rosácea?
Cada pessoa tem ingredientes específicos aos quais a pele é mais sensível, mas na rosácea há alguns que são mais comuns do que outros. Isto não significa que toda a gente que tem rosácea tenha de evitar estes ingredientes, mas se querem começar por algum lado a tentar encontrar os culpados das vossas crises, estes podem ser uma boa aposta: álcool, extracto de hortelã-pimenta (mentol), extracto de eucalipto (eucaliptol), cânfora, hamamélis, fragrâncias, propilenoglicol, sabões.
Os tónicos muitas vezes têm álcool, por isso tenham particular atenção neste caso. Produtos que façam espuma também são de evitar, bem como esfoliantes físicos/microdermabrasivos. Os alfa hidroxiácidos (ácido glicólico, ácido mandélico, ácido láctico, ácido cítrico) são geralmente sensibilizantes, devendo ser evitados.
Que produtos são recomendados na rosácea?
Produtos sem fragrância, com ceramidas e niacinamida e extractos de plantas como a camomila ou rosa-mosqueta, protectores solares adequados.
A limpeza deve ser o mais gentil possível e devem ser usados cuidados específicos para peles reactivas. Uma grande maioria das marcas vendidas em farmácias têm uma linha dedicada a peles que ruborizam com facilidade (geralmente os nomes são fáceis, contendo palavras como antirougeurs (AR), ou nomes que começam por "ros-" ou "sensi-".
Muitas vezes são associados cuidados reparadores, cicatrizantes ou anti-inflamatórios como o Cicalfate, Cicabio, ou o Physiogel A.I., bem como água termal em SOS.
As minhas recomendações:
Apenas como notas introdutória às sugestões, quero apenas dizer que tentei abranger os vários tipos de produtos e tentar abranger vários preços diferentes. Contudo, a verdade é que há certos tipos de produtos que são caros (nomeadamente os óleos) e que portanto neste caso não incluem todos os preços que eu gostaria. De qualquer forma, isto são apenas recomendações e pdoem realmente encontrar óleos a preços acessíveis que funcionem na vossa pele.
Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.
Limpeza
- Sesderma Sespanthenol Soap-Free Cream [comprar] - para lavar com água, faz espuma ligeira
- Sensilis Ritual Cleansing Balm [comprar] - bálsamo de limpeza
- Clinique Take the Day Off Balm [comprar] - bálsamo de limpeza
- SVR Sensifine Dermo-Nettoyant [comprar] - textura em leite
Sérum
- SkinCeuticals Redness Neutralizer [comprar] - usado diariamente ajuda a reduzir as crises
- Neostrata Redness Neutralizing Serum [comprar] - um dos que tenho melhor feedback
- La Roche-Posay Dermallergo [comprar] - ideal para reduzir intolerância e vermelhidão
- Leti SR Anti-Redness Serum [comprar] - óptima relação preço/qualidade e óptimo feedback
- Esthederm Intensive Vitamine E2 [comprar] - para quem quer um efeito anti-envelhecimento, usar fora de crise
- La Roche-Posay Rosaliac AR [comprar] - bom feedback, textura mais rica do que um sérum habitual
Hidratante
- La Roche-Posay Toleriane Sensitive Fluido [comprar] - textura fluída, bom para quem tem pele mista ou oleosa
- Sesderma Azelac Creme [comprar] - textura rica e ideal para uso diário
- Neostrata Bionica Creme [comprar] - textura rica e algum efeito anti-envelhecimento, ideal para usar fora de crise
- La Roche-Posay Toleriane Sensitive Rich [comprar] - para pele muito seca
- Sesderma Azelac Gel [comprar] - ideal para quem sofre de acne-rosácea
- Esthederm Sensi System Creme Calmante [comprar] - textura fluída, ideal para uma pele normal a mista
Tratamento localizado/SOS
- Bioderma Sensibio Forte [comprar] - a minha recomendação mais dada para crises, com efeito instantâneo
- Avène Eau Thermale [comprar] - complemento para refrescar o rosto e ajudar a baixar a temperatura numa crise
- Bioderma Sensibio Mask [comprar] - pode ser usada em SOS ou como creme de noite
- Physiogel A.I. Crema - um go-to muito típico, mas está actualmente sem distribuição em Portugal e torna-se difícil de arranjar
- Avène Cicalfate Emulsão Pós Procedimento [comprar] - para ajudar a pele a regenerar após uma crise
Protector Solar
- Heliocare 360 Fluído Mineral [comprar] - textura fluída e protecção mineral
- SkinCeuticals Sheer Mineral UV Defense [comprar] - sem reflexo branco, ideal para pele negra
- Uriage Bariésun 100 Extreme [comprar] - para reduzir a intolerância ao sol
Post actualizado a 29-12-2020