Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Primeiros cuidados de rosto - adolescentes

Cada vez mais é recorrente ter pais que me vêm pedir ajuda no que diz respeito a cuidados de rosto para os seus filhos adolescentes ou que vão entrar na adolescência. Portanto decidi agrupar aqui um pouco daquilo que costume recomendar aos pais. A primeira coisa a ter em conta é que a grande maioria dos adolescentes vai lutar contra a ideia de usar produtos de cuidado de rosto. Se os vossos não se recusam, parabéns, têm 90% da luta ganha logo aí. De qualquer forma, a menos que eles estejam mesmo dispostos e com vontade de usar tudo e mais alguma coisa porque até gostam, o ideal é tentar restringir ao máximo o número de produtos e tentar fazer com que sejam fáceis de usar. Se querem que seja honesta, lembro-me perfeitamente da minha mãe tentar incutir-me a utilização de produtos e eu recusar-me porque usar um disco de algodão era coisa de velha e eu detestava aquilo - e eu tinha a pior pele à face da terra na adolescência, com borbulhas constantes, pele super sensível e completamente desidratada.

No geral, optei por algumas marcas (algumas bem conhecidas, outras menos) que têm uma óptima relação preço/qualidade e boas fórmulas.

gel limpeza.PNG

Portanto vamos ao primeiro passo - a limpeza. Qualquer que seja o tipo de pele, o meu conselho é sempre que optem por um gel de limpeza, já que eles podem usar no banho e é menos uma coisa que têm de fazer como rotina. Ordenei os produtos de limpeza de pele seca para pele acneica, para ser um bocadinho mais fácil orientarem-se.

YOUTH LAB. Daily Cleanser Pele normal a seca - para os que têm pele seca e mesmo assim acham uma chatice ter de a limpar

Bioderma Sensibio Gel - para qualquer tipo de pele, em particular as sensíveis [comprar]

SVR Topialyse Gel Lavant - para qualquer tipo de pele, em particular a extremamente reactiva [comprar]

SVR Physiopure Gelee Moussante - para qualquer tipo de pele, é um gel de limpeza básico mas eficaz

Jowaé Gel Nettoyant Purifiant - para peles mistas a oleosas, vegan [comprar]

Bioderma Sebium Gel - para peles mistas a oleosas, mas também com tendência acneica [comprar]

 

creme hidratante.PNG

Segundo passo: hidratante. Mais uma vez organizei da textura mais rica para a pele acneica, de forma a que se orientem melhor nos produtos que sugiro.

YOUTH LAB. Deep Moisture Cream - para peles secas, mas que detestam a sensação de produto na pele

SVR Hydraliane Legere - um fluido simples para garantir que a pele se mantém hidratada (também existe na versão rica para peles mais secas)

Bioderma Sensibio Light - para peles sensíveis que toleram mal os produtos (também existe na versão rica para peles mais secas) [comprar]

Jowaé Creme Legere Hydratante - um hidratante fluido, vegan, para peles que necessitam de hidratação [comprar]

Jowaé Fluide Matifiant Equilibrant - para peles mistas ou oleosas que necessitam de controlo de oleosidade, vegan [comprar]

La Roche-Posay Effaclar Mat - para peles que necessitam de controlar a oleosidade e sejam tendencialmente reactivas [comprar]

Bioderma Sebium Global - para peles com imperfeições que necessitam de um cuidado mais completo [comprar]

Avene Triacneal Expert - para peles acneicas que necessitam de uma ajuda extra [comprar]

 

Convém reforçar que nesta altura é óptima ideia incutir a utilização de um protector solar (o ISDIN Fusion Water é um dos meus favoritos por não arder nos olhos, não interessa o tipo de pele).

4 comentários

Comentar post