Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Opiniões sobre marcas

cosmetic-bottles-3d-model.jpg

É muito frequente pedirem-me opiniões sobre marcas, por isso decidi compilar as minhas opiniões gerais sobre marcas num só post, para que possam perceber o que é para mim cada uma delas. Notem que isto é um post altamente pessoal e não um julgamento decisivo sobre cada uma delas - é mesmo para cobrir a curiosidade daqueles que me procuram e perguntam isto especificamente.

Tenciono que este post seja editado ocasionalmente para ir contendo opiniões sobre novas marcas, por isso se quiserem que acrescente alguma marca, peçam nos comentários. Não prometo que a possa acrescentar, pois posso não ter qualquer contacto com ela, mas a sua ausência pode ser só esquecimento, por isso vale sempre a pena pedir.

 

Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.  

 

A

Apivita - A linha de cabelo e a de corpo são muito interessantes, mas como é principalmente focada em botânicos, para mim fá-la perder no campo do anti-envelhecimento. É mais adequada a peles com tendência a seca, no geral, e não para patologia. Contudo, ainda assim o destaque vai para o óleo de noite da linha Wine elixir.

Avène - a Avène hoje em dia continua a ser uma das que tem melhores respostas para pele sensível e algumas patologias. Estão a começar a lançar também umas gamas interessantes no anti-envelhecimento, mas ainda assim sinto que não estão a conseguir acompanhar o mercado, especialmente nos solares. Em caso de necessidade de cuidados essenciais para rosto em pele sensível, são umas das marcas mais fáceis de aconselhar. Se tivesse de destacar algum produto, seria o Hydrance Aqua Gel.

B

Bioderma - uma das minhas marcas preferidas para condições específicas de pele (acne, sensibilidade, etc). Boa relação qualidade/preço e produtos que marcam pela eficácia. Produto em destaque: Sensibio Mask.

C

Caudalie - a Caudalie para mim tem altos e baixos. Quando surgiu apresentava-se como uma marca de luxo em farmácia, mas teve tantos problemas de conservação que praticamente deixei de a aconselhar. Entretanto deu a volta a essa questão, mas sinto sempre que as fórmulas não correspondem ao preço. Hoje em dia, recomendo principalmente a Vinoperfect, e sérum Vinoperfect continua a ser o produto que mais vezes recomendo dentro da gama.

CeraVe - por esta altura dispensa apresentações, mas é uma marca incrível e super económica de farmácia. Vou ser absolutamente previsível e indicar um dos produtos de limpeza da marca como favorivo, neste caso o Cleanser SA com ácido salicílico.

Clarins - já odiei bastante a Clarins, entretanto sinto que passei a odiar apenas a comunicação da Clarins e não os produtos em si. A linha de desmaquilhantes tem o óleo desmaquilhante de que mais gosto, mas ainda assim, tendo de escolher um produto diferenciador, iria para a máscara de contorno ocular da linha hidratante.

Cien - se não houver orçamento para mais, as fórmulas não são más e é sempre claramente mais vantajoso do que não usar nada. Mas por favor, livrem-se do conceito de que o anti-envelhecimento é o melhor do mercado, porque não é e nem sequer está lá perto. Destaque para a água micelar da marca.

Clinique - tenho mixed feelings com a Clinique. Se por um lado são supostamente formulados para pele sensível, também tenho feedback de várias reacções a produtos da marca. O produto que mais recomendo (e um dos poucos que recomendo no geral desta marca) é o Take the Day Off em bálsamo.

CosRX - uma das poucas marcas coreanas que puxa mesmo por mim. Todo o feedback que tenho dela é incrível, e continuo a achar inacreditável a fórmula do meu produto favorito, a máscara de noite de própolis, incrível para pele acneica.

D

Ducray - recorro a esta marca para soluções específicas para alguns problemas, nomeadamente a nível de antiqueda e de dermatite seborreica. Tem uma boa relação qualidade/preço e muita eficácia em patologias. Destaque para o champô Kelual DS para dermatite soberreica.

E

Endocare - recorro pouco à Endocare, mas tenho óptimo feedback em relação a efeito lifting, principalmente a nível das ampolas. O produto mais icónico na marca para mim é o sérum de retinol intensivo, uma das fórmulas mais espetaculares que já mandaram para o mercado.

Esthederm - atualmente uma das minhas soluções preferidas para quem quer a experiência da cosmética elevada aliada à eficácia das marcas de farmácia. É parente da Bioderma (a casa-mãe é a mesma), mas virada para anti-envelhecimento e fazem um dos meus séruns de ácido hialurónico favoritos, o Intensive Hyaluronic.

Eucerin - uma das melhores opções económicas no mercado de farmácia. A marca tem-se renovado aos bocadinhos e tem lançado verdadeiras inovações para o mercado, afastando-se gradualmente da imagem que tinha há uns anos de "Nívea de farmácia". O produto que mais se destaca na marca para mim é o protetor solar de rosto para peles oleosas.

F

Filorga - marcadamente anti-envelhecimento e derivada de tratamentos de gabinete, a Filorga dá a experiência da cosmética elevada. Há uns anos atrás a marca estava um pouco perdida em si mesma e em alegações tontas ligadas a ingredientes pouco relevantes. Contudo, depois de ter sido adquirida por um grande grupo, começou a ir ao sítio. Reorganizou-se em gamas e tem lançado vários produtos relevantes para o mercado. O meu favorito é a Meso-Mask, que continua a ser uma das melhores máscaras de rosto do mercado.

H

Heliocare - dedicados exclusivamente aos solares, a Heliocare tem uma oferta muito vasta e eficiente de solares, especialmente no que diz respeito à gama 360, que protege contra UVA, UVB, HEV e IV. O destaque vai para o Heliocare 360 Water Gel, um dos melhores protetores para pele oleosa e que não arde nos olhos, embora saiba que as cápsulas são um dos game-changers da marca.

I

Indeed Labs - devido às 50 mil reformulações e dificuldade em arranjar, caiu drasticamente no meu ranking. Não devia ser assim tão difícil comprar um produto, gostar dele e conseguir readquirir sem estar sujeita a mais uma reformulação.

Isdin - se há uns anos a ISDIN era a minha favorita em solares, a verdade é que nos últimos anos deixou-se atropelar. Mantêm-se relevantes no campo das patologias, mas é cada vez mais difícil justificar a sua compra, dado que o mercado expandiu muito e os preços que praticam já não justificam a eficácia, acessível noutras marcas a preços mais baixos. Ainda assim, o Si-Nails para fortalecer unhas é absolutamente incrível e verdadeiramente diferenciador.

J

Jowaé - a prima mais acessível da Lierac, a Jowaé tem cuidados simples com preços muito simpáticos. Para quem se inicia nos cuidados de rosto ou precisa de alguns cuidados básicos, é absolutamente perfeita. Basicamente qualidade sem precisar de recorrer a preços elevados. Destaque para a loção de corpo.

K

Kiehl's - a Kiehl's para mim é referência no que diz respeito a anti-envelhecimento e cuidados de cabelo. Os preços são elevados, mas para quem pode pagar acho que compensam, especialmente no que diz respeito aos cuidados de cabelo (que eu sei que não é o selling point da marca, mas que para mim são definitivamente o seu ponto forte). Destaque para o Powerful Line-Reducing Concentrate e o condicionador Oil-Infused.

Klorane - uma referência na área do cabelo, ideal para quem quer uma marca sustentável e à base de extratos naturais. Apesar de terem produtos icónicos, o meu destaque vai para a gama de criança e o seu champô de pêssego desembaraçador.

L

La Roche-Posay - a La Roche-Posay continua a ser uma das minhas marcas favoritas de farmácia. Geralmente é uma das marcas a que recorro para produtos de preço intermédio e em peles complicadas a nível de sensibilidade. Apesar de haver muitos produtos bons, o Redermic Retinol tem destaque por ser um retinol de óptima qualidade a um preço acessível e, claro, o protetor UvMune que passou a ser o meu favorito.

Lazartigue - linha de cabelo baseada em princípios botânicos e da qual tenho óptimo feedback. É uma daquelas linhas sem tudo e mais alguma coisa, portanto os produtos serão compatíveis com cronograma capilar, curly girl e outros que tais. O destaque vai para as máscaras de cabelo, em particular a Reparadora.

Lierac - tenho uma relação complicada com a Lierac pois, embora ache que os produtos são bons, também acho que a marca não tem uma boa relação qualidade/preço (tirava uns 10-20€ aos produtos, dependendo do produto). Por outro lado, a experiência sensorial é bastante marcada, portanto guardo-a para aconselhar a quem não se importa de pagar pela experiência sensorial além dos efeitos. Destaque para o spot-on da linha Sebologie para borbulhas localizadas.

M

Martiderm - a Martiderm veio discretamente conquistando um lugar no meu aconselhamento pelo facto de ter óptimas fórmulas e uma boa relação qualidade/preço. Os produtos não são baratos, certo, mas acho que cada cêntimo que se paga acaba por compensar. Escolher um favorito não é simples, mas vou para as ampolas anti envelhecimento Black Diamond por serem um autêntico sucesso com a minha mãe.

Mustela - é o meu ódio de estimação da dermocosmética para bebés (quando numa formação me tentam vender a ideia que a linha perfumada não tem mal nenhum para peles sensíveis e é tudo mito urbano, e a seguir falam da linha para peles atópicas e dizem que é muito importante não ter fragrância porque é sensibilizante... coerência precisa-se). As texturas são banais, de absorção muitas vezes difícil, e tenh vários casos de bebés que se deram mal com a marca. Por outro lado, há uma excepção - o champô em espuma para a crosta láctea.

N

NeoStrata - uma linha anti-envelhecimento por excelência, costumo recomendar a quem está habituado a fazer tratamentos em gabinete e quer algo com que possa complementar a sua rotina. Geralmente têm concentrações elevadas nos produtos e portanto costumam ser bastante eficientes. A destacar um, seria o Salizinc, para peles oleosas.

Neutrogena - a Neutrogena tem feito um longo caminho nos últimos 5 anos para deixar de ser a marca dos (bons) cremes de mãos e tornar-se bem mais. As linhas Hydro Boost, Detox (ick para o nome) e a Cellular Boost são duas das grandes provas de que estão a conseguir oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis. O produto em destaque é o Cellular Boost Concentrado, um retinol que funciona mesmo em pele sensível.

Noreva - acabo por ter pouco contacto com a Noreva tirando o meu hidratante preferido para a DS, o Sebodiane. Contudo, é uma linha mais medicalizada e tenho boa opinião sobre a marca no geral.

Nuxe - para quem gosta de produtos com aromas mais sofisticados, geralmente recorro muito à Nuxe. Os meus preferidos são os produtos de corpo, mas tem uns quantos interessantes a nível de anti-envelhecimento. Curiosamente, o meu favorito é o gel de banho da linha Prodigieux.

P

Paula's Choice - apesar de não ter experiência direta com ela, não há como evitar saber que os BHA desta marca são completamente incontornáveis. Além destes, os boosters são outros que têm um sucesso e resultados espectaculares. O destaque vai para o tónico Resist de BHA.

Pestle & Mortar - atualmente uma das minhas marca preferidas de dermocosmética. Sinto que não há um produto em que falhem, sendo que o meu maior destaque é extremamente difícil de escolher. Portanto vou dar aqui um empate técnico ao esfoliante para peles sensíveis NMF e ao creme de olhos Recover.

Phyto - agora que levou um novo look na parte dos champôs, a Phyto está muito mais interessante e mais fácil de usar (aquelas embalagens antigas de champô eram horrorosas). Tenho ótimo feedback dela e as máscaras são completamente divinais, além de ter bom feedback nos produtos para queda de cabelo. É uma marca cara, mas acho que dada a qualidade tem boa relação qualidade/preço. Destaque para a máscara Phytokératine Extrême.

Piz Buin - apesar de preferir que eles não oferecessem SPF6 (a sério, gente? isto é nada), tenho a Piz Buin em boa conta no que diz respeito a solares. Em particular, sou fã da gama Allergy e posso confirmar na primeira pessoa que reduz mesmo as crises de erupção polimorfa à luz. O meu preferido é, portanto, o Allergy com SPF50+.

S

Sensilis - uma marca que me dizia muito pouco há uns anos, mas que tem impressionado e muito. A ideia é que toda a marca seja para pele sensível, incluindo a maquilhagem (e em farmácia pouca maquilhagem existe que seja alguma coisa de jeito). Contudo, o meu favorito absoluto é o sérum SOS Rescue, para acalmar a pele.

Sesderma - a minha solução para tudo. A Sesderma tem mais de 400 referências de produtos e tem resposta para quase tudo. Aconselho produtos desta marca a praticamente toda a gente e raro é o aconselhamento em que não sugiro um dos produtos. Escolher favoritos é praticamente impossível para mim, mas vai ter de ser o sérum C-Vit5, que é o irmão mais novo do C-Vit, com uma textura mais fluída e mais algumas ações anti-envelhecimento.

SkinCeuticals - acho que esta é a marca da qual mais feedback me pedem. Skinceuticals numa palavra: sim. Muito sim. Se têm possibilidades económicas para investir na marca, ela vale bem a pena na sua generalidade, especialmente se estivermos a falar dos séruns. Contudo, não vamos dizer que hoje em dia têm fórmulas completamente exclusivas, porque apareceram imensos produtos que competem numa relação qualidade/preço. Se estão interessados em estar na vanguarda da evolução dos cosméticos e apostar numa marca que investe na investigação constante, a Skinceuticals é a vossa marca. O destaque vai para o Silymarin CF, porque é a melhor vitamina C para peles oleosas ou acneicas com que já me cruzei (mas €€€€).

SVR - a SVR é a marca que mais tem evoluído nos últimos anos, com uma óptimas relação qualidade/preço, tem respostas óptimas para peles extremamente seca e para peles extremamente sensíveis. Contudo, estão agora a apostar mais no anti-envelhecimento e a dar cartas. O Topyalise Palpebral é desta marca e o que mais recomendo a quem tem alergias sazonais ou não na zona da pálpebra, mas tenho de admitir que o meu favorito hoje em dia é o Ampoule Relax, um sérum anti-envelhecimento para o contorno ocular.

T

The Ordinary - tenho uma relação de amor-ódio com a marca. Adoro-a por ter democratizado o acesso aos cosméticos, mas odeio que tenha criado esta onda de comprar 15 produtos da marca porque há um ingrediente em destaque por fórmula (e a internet diz que tem de se usar todos). Destaque para o Niacinamide+Zinc para peles oleosas sensíveis.

U

Uriage - neste momento acho a Uriage muito fácil de esquecer. Quase todos os produtos têm equivalentes noutras marcas e, honestamente, raramente recorro a ela. Excepção feita à máscara hidratante de noite, que adoro e é excelente pelo preço que custa.

V

Vichy - se há dois anos atrás a Vichy era o meu ódio de estimação, posso dizer que hoje em dia está no topo das minhas recomendações. Adoro quando uma marca inverte a sua política de se focar no marketing e passa a focar-se em fórmulas. Não só descontinuaram imensa tralha, como reformularam imensas gamas (incluindo a Normaderm, que antigamente era a pior coisa para acne que havia na farmácia, e agora tem produtos incríveis). Ainda assim, o maior destaque é para o solar Capital Soleil UV-Age, um portento dos solares de rosto.

Y

Youth Lab. - para mim, uma das marcas com melhor relação qualidade/preço para cuidados diários. Pode ser enviesado pelo facto de ter trabalhado na marca durante ano e meio, mas a coisa podia dar para os dois lados. Destaque, ainda e sempre, para a máscara Cleansing Radiance Mask e o Wrinkles Erasure de olhos.

93 comentários

Comentar post

Pág. 1/4