Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Melhores Anti-envelhecimento para Pele Madura

clem-onojeghuo-FbTOrJ2G8KI-unsplash.jpg

 

As peles maduras requerem cuidados específicos e portanto hoje temos um post dedicado aos cuidados de rosto para peles maduras. Vamos abordar diversas problemáticas e vou apresentar algumas das minhas recomendações para temáticas como anti-rugas, creme de firmeza e anti-manchas. Decidi organizar o post por problemática, mas antes disso temos de fazer uma leve abordagem a texturas de cremes e tipos de pele para que possam usar este post como um guia de forma fácil.

 

Tipos de pele vs. texturas de cremes

Organizei este post por problemática, optando por referir sempre a textura do produto (ou, havendo várias, mencionando as diversas opções). Isto é relevante porque as texturas podem ser o detalhe que faz uma pessoa adorar ou detestar aquilo que está a usar. Atentem à imagem abaixo:

grafico pele textura.jpg

Por norma, adapta-se a textura do creme ao tipo de pele da pessoa. Isto é relevante porque vejo muitas senhoras com pele oleosa que usam cremes ricos só porque "são mais velhas e as pessoas mais velhas precisam de cremes nutritivos" e porque muitas das vezes as marcas não oferecem soluções adequadas a todos os tipos de pele. Por norma, peles mais secas têm tendência a dar-se melhor com texturas mais ricas e peles mais oleosas tendem a ter melhores resultados com texturas pouco gordurosas. Contudo, isto não é uma regra escrita e cada um está livre de usar aquilo que o faz sentir-se mais confortável.

Não incluí aqui os óleos, pois apesar do mito de que os óleos apenas se usam em pele seca, estes também podem ser adequados a pele oleosa, por isso vai sempre depender da composição do óleo.

Apenas para que não estranhem a diferença, muitas vezes o mesmo creme, existindo em textura rica e em fluída, apresenta embalagens diferentes (o rico em boião e o fluído em embalagem com doseador).

 

Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.

 

Combinar cuidados

Por uma questão de organização, dividi os produtos em anti-rugas, firmeza, olhos e outros complementos. Claro que geralmente as peles têm várias problemáticas, portanto sintam-se à vontade para combinar tratamentos das várias subdivisões (um sérum de firmeza e um creme anti-rugas, por exemplo, ou os cuidados anti-rugas de noite e os de firmeza de manhã).

 

Cuidados anti-rugas

Por norma, os meus favoritos anti-rugas são o ácido hialurónico, retinol, ácido glicólico e alguns péptidos. Assim, trago-vos uma selecção de alguns cuidados disponíveis no mercado e nos quais confio:

- Sesderma Reti Age (sérum, creme, gel-creme) - com retinol, seguro mesmo para peles sensíveis [comprar]

- La Roche-Posay Redermic Retinol (creme) - ideal para pele normal a seca, com retinol [comprar]

- SkinCeuticals Retinol 0.3 (creme) - o retinol por excelência (para mim o melhor do mercado) [comprar]

- Indeed Labs Retinol Reface (loção) - óptima relação qualidade/preço, fórmula fluída, com retinol

- The Ordinary Granactive Retinol 2% (sérum) - para quem não pode gastar muito dinheiro, uma fórmula barata com retinol

- Eucerin Hyaluron-Filler + Elasticity - preenchimento das rugas graças ao ácido hialurónico, opção acessível [comprar]

- Neostrata Resurface High Potency (creme, gel) - exfoliação potente e eficaz, em duas texturas para se adequar ao tipo de pele [comprar]

- Sesderma AcGlicolic Classic (8% ácido glicólico) ou 20 (15% ácido glicólico) (creme, gel-creme, gel) - permite adaptar a concentração a uma pele a iniciar peeling ou já habituada e ao tipo de pele [comprar]

- Missha Time Revolution - um dupe muito famoso do Advanced Night Repair [comprar]

 

Cuidados de firmeza

Na firmeza, sou fã dos ingredientes que estimulam a síntese de colagénio ou que evitam a sua degradação, aliados a ingredientes tensores com efeito lifting. Contudo, há que ter em conta que a firmeza é geralmente uma questão estrutural e que, portanto, não resolve com cosméticos. Ainda assim, deixo algumas sugestões:

- La Roche-Posay Substiane (sérum, creme) - para pele normal a seca, mas uma boa fórmula para o preço [comprar]

- Neostrata Tri-Therapy Lifting Serum (sérum) - protege o colagénio da pele e ajuda a redensificar a pele [comprar]

- The Ordinary Buffet + Copper Peptides (sérum) - a opção mais em conta, para quem não pode gastar muito

- Indeed Labs Collagen Booster (sérum) - óptimo sérum com um preço muito interessante

- Sesderma Factor G (sérum, creme, gel-creme) - efeito lifting visível, é um dos meus de recomendação habitual para este efeito [comprar]

- Endocare Tensage (ampolas) - as ampolas de sérum têm efeito flash e continuado [comprar]

- Clinique Smart Clinical MD - com um duo de dois cremes refirmantes [comprar]

 

Cuidados de contorno de olhos

Nos contornos de olhos há essencialmente duas funções iguais às no rosto: efeito lifting, importante para a pálpebra descaída, e anti-rugas. É habitual combinar também alguma acção anti-papos e anti-olheiras.

- Sesderma Reti Age Eye Contour Gel - com retinol, acção hidratante, preenchimento, descongestionante, anti-rugas, antioxidante [comprar]

- Caudalie Premier Cru Olhos - com efeitos notórios na melhoria do aspecto da zona do contorno ocular [comprar]

- La Roche-Posay Substiane Olhos - com péptidos, acção lifting intensiva, ideal para pálpebra descaída [comprar]

- NeoStrata Skin Active Intensive Eye Therapy - com péptidos, acção lifting, anti-rugas, descongestionante [comprar]

- La Roche-Posay Redermic R Olhos - com retinol, acção anti-rugas, descongestionante [comprar]

- Lierac Premium Olhos - com péptidos, acção anti-rugas, descongestionante, hidratante [comprar]

- Filorga Global Repair Olhos - muito nutritivo e dá um conforto à pele enquanto preenche [comprar]

- SkinCeuticals A.G.E. Eye Complex - com péptidos, acção refirmante, descongestionante, promove elasticidade [comprar]

 

Específicos para pele oleosa

Apesar de haver opções que podem ser utilizadas para pele oleosa nos tópicos acima, há muita gente que continua a ter borbulhas mesmo em pele madura. Assim, seleccionei alguns cuidados com acção anti-envelhecimento que também têm acção anti-comedões.

- Neostrata Gel Alta Potência - com AHA, ajuda a reduzir as borbulhas e a fazer exfoliação [comprar]

- SkinCeuticals Blemish + Age Defense - com ácido salicílico, glicólico e LHA, para uma exfoliação eficaz e regulação da produção de sebo [comprar]

 

Específicos para pele seca

Tal como na pele oleosa, decidi que a pele seca também merecia alguns cuidados extra. Neste caso optei por uma selecção de óleos, a grande maioria com acabamento de óleo seco para que seja absorvido rapidamente.

- Kiehl's Midnight Recovery Concentrate - uma mistura de óleos com efeito antioxidante que ajudam a melhorar a suavidade e textura da pele

- Lierac Premium Creme Voluptuoso - textura extremamente confortável [comprar]

- Esthederm Intensive Retinol (sérum-em-óleo) - uma textura confortável especialmente para pele mais seca, com retinol [comprar]

- SVR Densitium (sérum) - interessante a nível de preço, mas apenas para pele seca porque dá muito conforto [comprar]

 

Cuidados complementares

- Sesderma Azelac RU - cuidado intensivo anti-manchas à base de ácido azelaico - para quem tem manchas, basta um bom sérum despigmentante e um protector solar adequado, não precisam de todo um regime dedicado a isso [comprar]

- Eucerin Hyaluron-Filler + Elasticity 3D Serum - ajuda a hidratar e prevenir manchas de idade [comprar]

- Isdin FotoUltra Age Repair Fusion Water - protector solar anti-envelhecimento com texture ultra fluída [comprar]

- SkinCeuticals Tripeptide-R Neck Repair - creme para efeito lifting da zona do pescoço [comprar]

- Martiderm Neck Line - sérum de efeito lifting e anti-envelhecimento para o pescoço [comprar]

- Neostrata Triple Firming Neck Cream - tripla acção anti-envelhecimento para o pescoço [comprar]

 

Como nota final, acrescento apenas que existem muitos outros cuidados anti-envelhecimento eficazes, este é apenas um apanhado de produtos com os quais estou habituada a lidar e dos quais tenho bom feedback. A caixa de comentários é vossa para deixarem outras sugestões e feedback pessoal com alguns destes produtos.

Não posso garantir que os produtos vão funcionar na pele de quem os comprar, como já sabem. De um modo geral, são produtos com bom feedback, mas existirá sempre quem se dê mal ou não veja efeitos. Relembro que convém dar pelo menos 1 mês de teste ao produto, já que os efeitos realmente visíveis começam a ocorrer ao fim desse tempo.

45 comentários

Comentar post