Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Mala de maternidade - mãe e bebé

dmpm_bioderma_mala_maternidade.jpg

 

Eu prometo que este blogue não vai ficar inteiramente dedicado a questões de maternidade, mas dêem-me a folga de que efectivamente estou grávida e portanto há coisas agora a acontecer relacionadas com bebés. E como posts destes foram o que mais li em relação a bebés pela net fora, achei que valia a pena trazer-vos a minha versão da coisa.

 

A primeira coisa a ter em conta é que vos vão fornecer uma lista de coisas que devem levar, considerando sempre que irão ter duas malas: uma para vocês (nós óptámos por pôr lá também as coisas do Nelson, porque ele vai ficar connosco) e uma para o bebé. Esta lista vai variar consoante cada hospital, portanto aconselho-vos que a sigam. Tudo o que eu escrever aqui vai ser baseado na lista que o meu hospital me forneceu e nas coisas extra que decidi acrescentar por vontade própria. No nosso caso optámos por usar um trolley de viagem normal para as coisas dos adultos e a mala de maternidade da Bioderma para as coisas da bebé.

 

Mala da mãe

  • 3 camisas de noite ou pijamas - por conselho da enfermeira do curso de preparação para o parto, optei por camisas de dormir com abertura à frente. Por duas razões principais: não sei se vou ter uma cesariana e não quero costuras das calças a fazer força em cima de uma hipotética cicatriz, e porque as enfermeiras precisam de avaliar frequentemente como as coisas estão a evoluir no pós parto e precisam de um "acesso rápido".
  • discos de amamentação - substituídos a conselho das enfermeiras por conchas de arejamento, porque estas últimas permitem uma cicatrização ao ar e evitam a maceração da pele (e todo o problema que é ter pele a cicatrizar de encontro a um tecido que depois removemos - leva-se sempre mais do que se devia).
  • produtos de higiene - escova e pasta de dentes, gel de banho, champô. Coloquei-os numa bolsa impermeável para poder levar para o chuveiro.
  • chinelos de quarto e de duche.
  • cuecas descartáveis e pensos higiénicos - mais uma vez, a conselho da enfermeira, optei por trocar as cuecas descartáveis por umas lindas e sexy fraldas absolutamente gigantes. Nada como uma gravidez para uma pessoa perder todo o amor às coisas bonitas e só querer aquilo que garante que não vão acontecer tragédias nocturnas. E sim, vai com pensos higiénicos massivos em cima, que só fralda não chega.
  • soutiens de amamentação e creme para mamilos - aqui confesso que ainda não decidi investir dinheiro. Quero esperar pela subida do leite para ver o que acontece e só depois é que vou pensar nisso. Entretanto tive a sorte de me darem 3 ou 4 soutiens de amamentação que neste momento me servem e é isso que vou levar, e igual com o creme (tenho ali um resto de Purelan, mas acho que depois disso penso na lanolina da Lansinoh).
  • acréscimo: produtos cosméticos - uma coisa que me aconselharam imenso são bálsamos de lábios e sprays hidratantes no caso de parto vaginal. Portanto optei por colocar o Nutraisdin Balm, o Sesderma C-Vit Mist e a água termal da Uriage no meu saco. Tudo pequeno e prático, fácil de usar e de transportar. Além disso, coloquei também o Sesderma Hydraderm Hyal creme e o Sesderma Sensyses desmaquilhante, para garantir que tinha um bom hidratante e um produto de limpeza prático.
  • acréscimo: maquilhagem - sim, eu estou a sentir umas dezenas de pares de olhos a revirar aqui e agora, deixem lá que já levei com eles ao vivo. Não faço ideia se vou usar isto ou não, mas considerando que não sei quão exausta vou estar e não quero ser daquelas pessoas que acabam a odiar as fotos do pós-parto porque não se reconhecem nelas, levo maquilhagem comigo. Nunca irei perceber qual é o problema de uma pessoa querer gostar de se ver naquelas que vão ser fotos vistas e revistas ao longo de décadas. No meu caso levo corrector de olheiras, eyeliner e máscara de pestanas, só para garantir que se sentir que preciso de uma ajuda extra, tenho-a. "Ai que vais estar é focada na tua bebé e não queres saber disso para nada" - não sabem se vai ser assim e eu também não. E como sou uma pessoa prevenida, levo as coisas e ninguém tem nada a ver com o assunto. Nota-se um certo ressabiamento? Haviam de me ver a falar disto ao vivo, nota-se muito mais.
  • acréscimo - roupão fino, porque não me apetece ter de receber visitas em preparos de apenas ter uma camisa de noite.
  • faixa pós parto.

 

Mala da bebé

  • 4 conjuntos interiores+exteriores - tudo calças com pés e bodies, os exteriores com pés também e o mais fácil de abrir possível. Optei por separar as mudas de roupa usando sacos de 3L com fecho, com tudo escrito.
  • Manta - colocámos na manta a primeira muda de roupa, juntamente com uma fralda, um casaco e um gorro, para no dia do parto só termos de pegar no conjunto e levar para a sala de partos.
  • Interiores extra - porque acidentes acontecem e escusa-se de desfazer os conjuntos para ir buscar uma peça ao saco.
  • Cosméticos - a conselho das enfermeiras, vamos levar os produtos de pele que contamos usar na bebé. Assim, se houver alguma alergia, estamos no melhor sítio possível para despistar problemas. No nosso caso optámos pela linha da ABCDerm da Bioderma porque o hidratante é formulado para prevenção de atopia. Iremos apenas usar gel de banho e loção hidratante no início, por isso são os dois produtos que vamos levar. Além disso, vamos levar o Avène Cicalfate como creme de muda de fralda, mas provavelmente não o iremos usar a não ser hipoteticamente uma vez por dia, mas logo veremos como corre.
  • Fraldas - optámos por comprar apenas três pacotes tamanho 1, e comprámos de duas marcas diferentes para tentar testar a pele da bebé (Dodot Sensitive e Pingo Doce). Eu em pequena tinha imensos problemas de pele e de alergias e não quisemos arriscar comprar grandes quantidades que depois podiam não ser utilizadas se ela sair à mãe (é a cara chapada do pai pelo que já vimos nas ecografias, mas aposto que vai conseguir ir buscar as minhas partes más).
  • 3 fraldas de pano.
  • Toalhitas - optámos pelas WaterWipes, mas só tencionamos usar fora de casa (ou em dias em que já temos os olhos tortos de sono e não conseguimos lidar com coisas complexas). Em casa iremos usar compressas de tecido não tecido e água.
  • Kit de higiene - optámos pelo da Avent, bem como o resto dos acessórios de puericultura.

1 comentário

Comentar post