Dermatite seborreica no rosto - sintomas e tratamento
Há umas quantas patologias que aparentemente deixam as pessoas sem vontade de falar. A Dermatite Seborreica é uma delas, sendo que haver alguém que assume sem problemas que tem descamação oleosa no couro cabeludo já é suficientemente raro, mas haver alguém que assuma que tem o problema no rosto é pior ainda. Mas consigo facilmente encontrar duas ou três razões para isto acontecer:
- A maior parte das pessoas que tem dermatite seborreica não sabe sequer que ela existe e não associam os sintomas a alguma patologia.
- A maior parte das pessoas que associam os sintomas a alguma patologia, associam-na à patologia errada, nomeadamente à rosácea (por causa da vermelhidão) ou à psoríase (por causa da descamação).
- A maior parte das pessoas que tem a patologia diagnosticada não quer que os outros assumam que o seu caso é um caso "capa de revista", daqueles que se encontram quando se vai googlar o assunto e se vê uma cara cheias de escamas amarelas.
Portanto isto é assim uma espécie de bola de neve gigante de desinformação que se vai propagando de forma exponencial e que se resolvia facilmente se as pessoas simplesmente se mantivessem informadas. Contra mim falo, que até uma amiga me pôr juízo na cabeça e me informar que eu tinha dermatite seborreica, eu estava plenamente convencida de que tinha rosácea (porque eu naquele inverno parecia uma bêbeda, já que andava de nariz constantemente vermelho, e não sabia que esta patologia existia).
Também aconteceu que, uns anos mais tarde, ao ir ter com um amigo meu notei que ele tinha a zona das sobrancelhas completamente a descamar, pelo que lhe perguntei se aquilo era normal. Respondeu-me que sim e que punha creme gordo de vez em quando para aquilo não ficar tão seco. Depois de lhe explicar que na verdade aquilo era dermatite seborreica e era péssima ideia colocar creme gordo (porque para cultivar o fungo em laboratório usam-se meios de cultura untados com azeite, logo o fungo adora uma boa dose de gordura), dei-lhe umas amostras de um creme específico para a DS e disse-lhe para usar. Este ano fiquei em casa dele quando fui a Lisboa e dei de caras com o creme em versão normal, que ele usa religiosamente.
O ano passado, comecei a notar que o meu namorado estava a ficar com umas feridas perto do nariz e alguma vermelhidão. Fiz-lhe as perguntas do costume, perguntei se ele me deixava pôr-lhe um creme que ia ajudar e desde então que sempre que começa a ter as manchas vermelhas lá vai mais uma dose de creme.
Estas historinhas todas foram apenas para dizer que isto é bem mais comum do que parece ser, portanto, mesmo que achem que não sofrem de nada disto, leiam o resto do artigo. Vocês até podem não ter, mas garanto-vos que têm alguém conhecido que tem e não sabe.
O que é a dermatite seborreica?
A dermatite seborreica é uma patologia crónica da pele que parece advir da hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas associada a irritação pela presença de Pytosporum ovale (um fungo cujo metabolismo produz substâncias irritantes para a pele). Também parece estar associada a outros factores como mudanças de tempo (tende a piorar com o tempo frio), doenças autoimunes, stress, peso excessivo e história familiar.
Geralmente ocorre na zona do couro cabeludo, mas também pode ocorrer em zonas como o nariz, sulcos nasolabiais, sobrancelhas, linha do cabelo e pode mesmo estender-se à zona interescapular e pré-esternal. No lactente dá-se o nome de crosta láctea e é bastante comum, mas no adulto tende a atingir apenas 5% da população.
Sintomas
- vermelhidão difusa e sem associação de telangiectasias (não se vêem os vasos capilares, como acontece na rosácea)
- descamação
- formação de crostas oleosas que podem originar feridas
- prurido (comichão)
Tratamento e controlo das crises
O tratamento prescrito por um dermatologista recorre muitas vezes a corticóides de baixa potência, antifúngicos e imunomoduladores. Dada a natureza desses tratamentos, não a irei abordar neste post, porque deve ser sempre acompanhado e esclarecido pelos médicos e profissionais de farmácia que acompanham o caso.
Em relação a tratamentos não sujeitos a receita médica, eis alguns que são habitualmente usados:
- coaltar (derivado do alcatrão, com aroma e cor características que podem não ser bem tolerados, mas é extremamente eficaz)
- ácido salicílico
- zinco
- piroctona olamina
- óleo de melaleuca
Sugestões de produtos
Na dermatite seborreica o papel em destaque geralmente está nos hidratantes, mas os complementos são igualmente importantes. Portanto aqui ficam algumas recomendações de diversos tipos de produtos que podem complementar a vossa rotina:
- La Roche-Posay Serozinc (tónico)
- Sesderma Sensyses Cleanser Ovalis (agente de limpeza)
- SkinCeuticals Blemish + Age Cleansing Gel (agente de limpeza)
- MartiDerm Pure Mask (máscara)
- Clinique Mild Clarifying Lotion (tónico)
- Bioderma Sensibio DS+ Gel Nettoyant Apaisant (agente de limpeza)
- La Roche-Posay Effaclar Lotion Astringente (tónico)
- philosophy Clear Days Ahead Overnight Repair Salicylic Acid Acne Treatment Pads (discos)
- Mario Badescu Anti Acne Serum (sérum)
- Noreva Sebodiane DS Sérum LS Séborregulateur (sérum)
- Odacité Pure Elements Gr + G (booster)
- Origins Spot Remover Blemish Treatment Pads (discos)
- Mycogel Gel Nettoyant Moussant (agente de limpeza)
Em relação a cremes hidratantes, eis algumas opções:
- Uriage DS Émulsion
- Sebodiane DS Micro-Émulsion Séborégulatrice
- Ducray Kelual DS
- La Roche-Posay Kerium DS Creme
- Bioderma Sensibio DS+ Creme Apaisante
- Sesderma Sebovalis Facial Gel
- Avène Cleanance Expert Émulsion
- Isdin Nutradeica Gel-crema facial
Apenas para referência, aquele que uso actualmente é o Sebodiane DS em emulsão, mas estou a pensar adquirir também o sérum da mesma gama para as crises mais intensas que se aguardam no próximo inverno em que o tratamento de manutenção com o hidratante não é suficiente.