Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Cuidados de cabelo - rotina actual

Nos últimos 9 meses tinha-me dedicado a deixar crescer o cabelo, porque sabia que ia querer ter um cabelão considerável para o casamento. Contudo, quando fui fazer a prova do penteado (que felizmente fiz com cerca de dois meses de antecedência), a Vanessa notou que o meu cabelo estava muito baço por causa de eu usar frequentemente um champô para a dermatite seborreica - e isso afectava consideravelmente a qualidade do penteado.

Portanto eu tinha 2 meses para ter o cabelo em condições de ir solto e brilhante, o que fez com que eu de repente ficasse mesmo interessada em cuidados de cabelo. E portanto fiz aquilo que habitualmente faço nestas situações - enfiei-me no PubMed, arranjei livros de 400 páginas sobre cabelo, li que me fartei sobre o assunto e ainda me juntei ao grupo do Cronograma Capilar Portugal (graças aos santinhos existem pessoas com cabeça que criam grupos grandes e têm regras como "é proibido discutir medicação e suplementação"). Além disso, combinei com a Vanessa que 2 semanas antes do casamento ia dar um banho de cor ao cabelo (e ela usa o plex da Braé, que fez com que pela primeira vez na minha vida eu não tivese cabelo em modo palha d'aço depois de o pintar).

 

cabelo1.PNG

Ora então, o que é que passou a ser a minha rotina em termos de cabelo?

  • champô - passei a alternar o champô da dermatite seborreica (Neutrogena T-Gel) com um champô de brilho (L'Oréal Lumino Contrast). Além disso, nos dias em que uso o champô da dermatite seborreica, passei a aplicar óleo de monoi (The Body Shop Spa Wisdom Monoi Miracle Oil) no comprimento do cabelo 15 minutos antes de o lavar, por forma a proteger a haste do cabelo do champô.
  • condicionador/máscara - passei a usar ambos em todas as lavagens (coisa que descobri no grupo e depois de ler bastante sobre o assunto, fez sentido). Uso a máscara no comprimento do cabelo durante o tempo recomendado, enxaguo e depois aplico condicionador - eu daqui a uns tempos faço um post mais detalhado sobre o assunto. Em termos de condicionadores tenho alternado entre três (Herbal Essences Detox Shine, Kiehl's Smoothing Oil-Infused Conditioner e Sebastian Penetraitt) e as máscaras também tenho alternado entre três (L'Oréal Botanicals Geranium, Phyto Phytomillesime e Sebastian Penetraitt). Para quem segue o cronograma capilar, isto são duas máscaras hidratantes e uma nutritiva - ainda não tenho uma de reconstrução, mas estou a pensar adquirir a Fibre Force da Schwarzkopf.
  • pentear - passei a pentear o cabelo apenas após o banho e depois de secar um pouco o cabelo com a toalha, para tentar diminuir a quebra.

 

cabelo2.PNG

  • styling - o meu cabelo é naturalmente ondulado/encaracolado, mas no inverno uso-o liso porque só gosto dele natural se secar ao ar (e no inverno não o consigo fazer porque acabo doente), por isso optei pelo Sebastian Taming Elixir como creme de pentear para ajudar a alisar e pelo Redken Argan-6 Oil depois de terminar o alisamento para ajudar a nutrir o cabelo. No caso de deixar o cabelo secar com caracóis, uso o Rich Curl Enhancing Cream para ajudar na definição [entretanto algumas leitoras avisaram-me que este produto foi retirado do mercado, em breve irei tentar substituí-lo pelo equivalente da Lola, se conseguir encontrá-lo nalgum lado].

18 comentários

Comentar post