Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Cremes de contorno de olhos: como usar e os melhores

Muitas vezes perguntam-me se os cremes para o contorno dos olhos são mesmo necessários. A resposta é não, não são absolutamente necessários, e se tiverem um orçamento apertado e um bom sérum (de preferência sem grande fragrância), têm o vosso problema resolvido. Contudo, se quiserem algo mesmo específico para alguma questão da zona periocular (e eles existem, não são só marketing como muita gente defende), então dou-vos algumas ideias de produtos que devem procurar para cada questão: anti-envelhecimento, olheiras, papos/olhos inchados e hiperpigmentação, entre outros.

erik-mclean-oPWGhqBPNI0-unsplash.jpg

 

Como aplicar um creme de contorno de olhos

 

Onde aplicar: o creme de contorno de olhos deve ser aplicado na zona do osso e nunca acima. Nalguns casos, os cremes são indicados como sendo 360º, o que significa que também podem ser aplicados na zona acima do olho. Neste caso, deverão aplicá-lo na zona do osso e nunca abaixo disso.

Como aplicar: na maioria dos sítios verão as pessoas a aconselhar aplicar o creme em "pontos" ao longo do osso (como na imagem) e esbater com batidas leves usando o dedo anelar. Contudo, desde que não arrastem a pele, não há problema em espalhar o creme com a ponta do dedo sem exercer muita pressão. Caso queiram fazer drenagem para reduzir papos, garantam que têm produto suficiente para que ao fazer a massagem na direcção do canal lacrimal não repuxam a pele.

Quando aplicar: manhã e noite. Se o sérum utilizado for adequado à zona do contorno de olhos, aplicar depois do sérum. Caso contrário, aplicar antes do sérum, após a limpeza da pele.

 

Problemas no contorno de olhos e produtos

 

Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.

 

Primeiras rugas - uma parte significativa das rugas na zona do contorno ocular é devida a desidratação, pelo que o simples facto de usar qualquer produto hidratante já irá ajudar. Contudo, pode-se recorrer a péptidos e antioxidantes para dar um boost à prevenção do envelhecimento.

 

Rugas profundas - neste caso já não basta hidratação, pelo que se recorre também ao retinol, entre outros activos anti-envelhecimento.

 

Pálpebra descaída - tendencialmente isto será genético e pouco há a fazer, em casos extremos pode se necessário recorrer a cirurgia. Contudo, há sempre algum nível em que conseguimos actuar, aliado a comportamentos que não promovam o descaimento (evitar depilação com cera ou repuxar muito a área ao maquilhar e desmaquilhar).

 

Eczema / Pele atópica - estes cremes podem ser usados com segurança na pálpebra móvel, estando indicados para casos de secura extrema e desconforto. Os dois primeiros são equiparáveis, pelo que é uma questão de apotarem num deles primeiro.

 

Papos - como já devem ter ouvido, o frio ajuda a reduzir os papos, pelo que colocar o creme no frigorífico ou fazer massagem utilizando um massajador que esteve no frigorífico ajuda a aumentar a eficácia.

  • Filorga Optim-Eyes - opção muito completa, que ajuda a prevenir o envelhecimento também
  • The Inkey List Caffeine - mais acessível, muito boas reviews e fórmula hidratante

 

Olheiras roxas - as olheiras de origem vascular estão associadas a noites mal dormidas, pele fina que permite ver a rede vascular por baixo dela e outras questões genéticas. As olheiras não vão desaparecer, por isso caso seja essa a expectativa, o idela é comprar um corrector de olheiras.

  • Esthederm Intensive Hyaluronic Eye - neste caso, o efeito é por preenchimento (quanto mais grossa estiver a pele, menos translúcida fica e menos se vêem os vasos por baixo), além disso tem efeito anti-envelhecimento
  • IsdinCeutics K-Ox - creme bastante hidratante com acção anti-olheiras
  • Sesderma K-Vit - em sérum, pode ser usado conjugado com outros produtos de olhos, mas seca bastante o contorno ocular
  • Kiehl's Mignight Recovery Eye - com efeito anti-envelhecimento aliado ao anti-olheiras

 

Olheiras castanhas - estas olheiras têm origem pigmentar, por isso pode ser difícil ou até impossível de remover por completo, caso haja uma tendência natural da pele para pigmentar nessa zona. 

 

Pele seca - no caso de pele seca não atópica, o ideal é utilizar cremes mais espessos, em bálsamo.

 

Sensibilidade - para o contorno de olhos que habitualmente não tolera outros produtos.

2 comentários

Comentar post