Como entrei no mundo dos perfumes de nicho
Este post é um bocadinho diferente do habitual, mas apenas porque tive muita gente curiosa com a minha mais recente aquisição - um perfume da L'Artisan Parfumeur. A L'Artisan é considerada uma marca de nicho e não se vende em Portugal, pelo que tive muita gente curiosa com o processo de comprar um perfume sem poder efectivamente ir a uma loja e descobrir a marca olfactivamente.
O que é um perfume de nicho?
A definição é bastante volátil, mas no geral pode-se dizer que são habitualmente perfumes produzidos por marcas independentes, numa escala mais pequena. Estas marcas procuram agradar a um público mais exclusivo (nicho de mercado) em vez de ter como alvo a população em geral, que é o habitual nas marcas de perfume tradicionais/mainstream. Assim sendo, muitas vezes exploram conceitos e viagens olfactivas em vez de se focarem apenas no "ter um aroma que agrade a todos".
Por outro lado, há quem considere uma marca de nicho como uma marca que não se encontra em grandes retailers, mas cada vez mais se vêem estas marcas a chegar a espaços comerciais. O El Corte Inglês, por exemplo, vende Jo Malone e Penhaligon's (ambas foram compradas por grandes grupos, portanto será que devíamos continuar a considerar nicho? Não sou decididamente a pessoa com a resposta para isto). Temos ainda casas como a Maison Margiella que, sendo uma grande casa de moda, optou por fazer as suas fragrâncias Replica que exploram conceitos e ambientes. Estas poder-se-iam considerar que são de nicho, e há quem se refira a elas como tal, mesmo tendo derivado de uma empresa grande.
Ora bem, traduzindo com exemplos. Vamos olhar para uma Hugo Boss. Esta marca derivou de uma grande casa de moda e aquilo que tenta fazer é criar perfumes que sejam best sellers mundiais, e portanto focam-se em criar fragrâncias que agradem a uma percentagem elevada da população. Por outro lado, temos a Zoologist (estamos a ir para o outro extremo, note-se), uma casa de perfumes em que cada fragrância pretende ilustrar um dia/uma porção de tempo na vida do animal que compõe o nome do perfume. Claro que nem todas as casas de nicho são assim tão de nicho, a L'Artisan é um exemplo de uma marca que faz perfumes um pouco diferentes do que habitualmente se encontra em loja, mas ainda assim muito menos conceptual do que a Zoologist.
Porquê querer um perfume de nicho?
No meu caso, porque estava com imensa dificuldade em encontrar um perfume que me enchesse as medidas. Sou óptima a encontrar perfumes para usar no inverno (adoro o Opium Black da YSL e o Good Girl da CH), mas tinha dificuldades em encontrar algo que não fosse um oriental super quente - e que portanto só conseguia usar no inverno, detesto aromas quentes fora do inverno.
Por outro lado, há quem vá para nicho pela experiência olfactiva (é efectivamente muito mais interessante) ou porque quer algo exclusivo. Para quem não quer que o seu signature scent seja algo que é igual ao de toda a gente, o nicho é uma óptima opção.
Os perfumes de nicho são melhores? Depende do que se quiser. Têm, sem dúvida, uma oferta diferente, mas se estiverem felizes com os perfumes que usam, então é possível que um de nicho não vos traga nada de extraordinário.
Marcas de nicho
As marcas de nicho, neste momento, são infinitas. Contudo, há algumas marcas que já são um clássico dentro dos perfumes de nicho ou que são tão interessantes que se tornaram imediatamente uma referência:
- Byredo
- Jo Malone
- Penhaligon's
- L'Artisan Parfumeur
- Frederic Malle
- Acqua di Parma
- Serge Lutens
- Comme des Garçons
- Maison Margiella
- Escentric Molecules
- Diptyque
- Le Labo
- Juliette Has a Gun
- Jo Loves
Como escolher um perfume sem o poder experimentar em loja?
Muitas marcas permitem adquirir um número limitado de amostras por um preço simbólico (ou geralmente apenas pagando os portes). Noutros casos, existem serviços de consultoria providenciados pela marca, que avaliam as vossas preferências e sugerem algo que se encaixe. Por último, existem kits de descoberta que podem ser adquiridos online e são compostos por uma grande variedade de amostras. No meu caso, a L'Artisan permite escolher duas amostras de uma selecção limitada e encomendar, pagando apenas os portes. Faço ainda uma nota de que muitas marcas estão a enviar uma amostra do perfume que compram em full size. A ideia é que comprem sem conhecer e usem a amostra para o testar. Se não gostarem, podem proceder à devolução (mas esta opção já implica um nível monetário em que não me encontro, de ter o dinheiro cativo até a devolução estar terminada).
Agora, como escolher que amostras devemos mandar vir? Ou usam o serviço de aconselhamento, ou fazem a vossa própria análise de preferências. Existem alguns parâmetros dentro das vossas preferências que podem analisar:
- existe alguma família olfactiva de que goste muito ou famílias que deteste? (eu habitualmente dou-me bem com os orientais, mas neste caso queria fugir um pouco a estes para poder ter um perfume usável o ano todo. Por norma, evito florais puros ou mossy woods)
- consigo identificar alguma nota em perfumes que habitualmente ame ou deteste? (no meu caso, bases com sândalo e baunilha costumam ser vencedoras e fujo a sete pés de perfumes com rosas)
- há algum perfumista que faça consistentemente perfumes que adoro? (o Morillas basicamente espirra e faz um best seller, por isso fiquei confiante no facto de umas das amostras que queria mandar vir ser dele)
- enfiarem-se no Fragrantica e lerem as reviews dos perfumes que mais vos chamaram a atenção.
O meu processo
No meu caso, já tinha uma ideia muito aproximada do que vou gostando e desgostando, porque já faço este exercício mental. Depois, um dia em conversa com a Sara do Make Down ela recomendou-me dar uma olhadela à L'Artisan, porque dentro do mercado de nicho, são dos mais acessíveis. Aí foi só olhar para as notas dos perfumes disponíveis em amostra, analisar as notas de cada um e as reviews e escolher dois deles. Gostei tanto de um deles, que já mandei vir em full size.