Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Rosácea (couperose) - que produtos usar e cuidados a ter

Ora vamos lá a mais um post sobre situações específicas da pele, o que usar e o que não usar. Depois do post sobre a gravidez, vamos então ao da rosácea. A primeira coisa que tenho a dizer é: se acham que têm rosácea, se calhar na verdade não têm. A rosácea é um problema frequentemente autodiagnosticado e muitas vezes erradamente, sendo facilmente confundido com dermatite seborreica (e aqui faço um mea culpa, que eu tenho dermatite seborreica na zona do nariz e cheguei a pensar que tinha rosácea) ou com pele que está simplesmente hiperreactiva sem fragilidade capilar associada. Mas primeiro que tudo, vamos por partes..

 

O que é a rosácea?

 

A rosácea é uma condição de pele caracterizada por vermelhidão e sensação de queimadura ou picadas no rosto, geralmente na zona das maçãs do rosto, nariz e testa, associada a capilares visíveis (telangiectasias). Podem aparecer altos na pele que se assemelhem a quistos de acne, bem como descamação devido a pele extremamente seca. É muito comum em pessoas de pele clara e que coram com facilidade. Apesar de habitualmente se utilizar como sinónimo de rosácea, a couperose é um dos estadios da rosácea (estadio 3), com a vermelhidão instalada e capilares visíveis.

 

O que posso fazer para acalmar a pele?

 

A rosácea tem despoletadores diferentes de pessoa para pessoa, mas assim que são detectados, estes devem ser evitados. Alguns dos despoletadores mais comuns estão citados abaixo no texto na secção "Que produtos ou ingredientes devo evitar na rosácea?". Além dos despoletadores  tópicos, é comum que o calor, luz solar, ingestão de bebidas alcoólicas ou comida picante também intervenham nesta patologia.

Como prevenção, aconselha-se a utilizar produtos de rosto adequados à patologia (podem consultar as minhas recomendações no fim do post), ricos em ingredientes calmantes e reparadores cutâneos. O protector solar de factor elevado é praticamente obrigatório nesta patologia, sendo geralmente recomendados os protectores minerais (óxido de zinco e dióxido de titânio).

Nos cuidados de rosto, dever ter-se em atenção pormenores como usar água morna, já que a água muito fria ou muito quente pode piorar a condição, bem como a não utilização de utensílios agressivos como escovas/pincéis esfoliantes, esfoliantes físicos ou toalhas mais abrasivas.

Ao experimentar produtos novos, deve-se ter especial atenção em experimentar numa área reduzida e durante algum tempo, para assegurar que a pele não reage. Idealmente, uma rotina de pele sensível terá poucos produtos.

 

Que produtos ou ingredientes devo evitar na rosácea?

 

Cada pessoa tem ingredientes específicos aos quais a pele é mais sensível, mas na osácea há alguns que são mais comuns do que outros. Isto não significa que toda a gente que tem rosácea tenha de evitar estes ingredientes, mas se querem começar por algum lado a tentar encontrar os culpados das vossas crises, estes podem ser uma boa aposta: álcool, extracto de hortelã-pimenta (mentol), extracto de eucalipto (eucaliptol), cânfora, hamamélis, fragrâncias, propilenoglicol, sabões.

Os tónicos muitas vezes têm álcool, por isso tenham particular atenção neste caso. Produtos que façam espuma também são de evitar, bem como esfoliantes físicos/microdermabrasivos. Os alfa hidroxiácidos (ácido glicólico, ácido mandélico, ácido láctico, ácido cítrico) são geralmente sensibilizantes, devendo ser evitados.

 

Que produtos são recomendados na rosácea?

 

Produtos sem fragrância, com ceramidas e niacinamida e extractos de plantas como a camomila ou rosa-mosqueta, protectores solares físicos (óxido de zinco e dióxido de titânio).

A limpeza deve ser o mais gentil possível e devem ser usados cuidados específicos para peles reactivas. Uma grande maioria das marcas vendidas em farmácias têm uma linha dedicada a peles que ruborizam com facilidade (geralmente os nomes são fáceis, contendo palavras como antirougeurs (AR), ou nomes que começam por "ros-" ou "sensi-".

Muitas vezes são associados cuidados reparadores, cicatrizantes ou anti-inflamatórios como o Cicalfate, Cicabio, ou o Physiogel A.I., bem como água termal em SOS. 

 

As minhas recomendações:

 

Apenas como notas introdutória às sugestões, quero apenas dizer que tentei abranger os vários tipos de produtos e tentar abranger vários preços diferentes. Contudo, a verdade é que há certos tipos de produtos que são caros (nomeadamente os óleos) e que portanto neste caso não incluem todos os preços que eu gostaria. De qualquer forma, isto são apenas recomendações e pdoem realmente encontrar óleos a preços acessíveis que funcionem na vossa pele.

rosacea_couperose_produtos_rosto_limpeza_vermelhid

Limpeza

Bioderma Sensibio H2O AR

REN Evercalm Gentle Cleansing Milk

Sesderma Sensyses Cleanser ROS

Uriage Roséliane Fluide Dermo-Nettoyant

 

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_sérum_vermelhid

Sérum

Noreva Sensidiane Sérum

Clarins Sérum Multi-Réparateur Restructurant

Murad Sensitive Skin Soothing Serum

SkinCeuticals Phyto Corrective Gel

 

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_hidratante_vermel

Hidratante

Bioderma Sensibio AR Crème

Clinique Redness Solutions Daily Relief Cream

Kiehl's Skin Rescuer

La Roche-Posay Rosaliac UV Riche

Noreva Sensidiane Soin Apaisant Contour des Yeux (contorno dos olhos)

Noviderm Sérénactiv AR Riche

PAI Chamomile & Rosehip Calming Day Cream

SVR Rubialine Crème

 

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_calmante_vermelhi

Tratamento localizado/SOS

Avène Antirougeurs Fort

Avène Eau Thermale

Bioderma Sensibio Mask

Ducray Ictyane HD

Noreva Sensidiane AR

Physiogel A.I. Crema

 

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_cicatrizante_verm

Cicatrizante

Avène Cicalfate

Bioderma Cicabio Crème

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_óleo_vermelhidã

Óleo

Odacité Ap + P Fragile Capillares

PAI Rosehip BioRegenerate

Sunday Riley Artemis

 

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_solar_vermelhidã

Protector Solar

Bioderma Photoderm AR SPF 50+ (tinted cream)

Isdin Fotoprotector Fusion Fluid Mineral 50+

SkinCeuticals Sheer Mineral UV Defense SPF50

 

 

 

rosacea_couperose_produtos_rosto_cccream_vermelhid

CC Cream

La Roche-Posay Rosaliac CC Cream

Uriage Roséliane CC Cream

 

 

46 comentários

Comentar post

Pág. 1/2