Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Óleos de limpeza de rosto

Para quem não sabe, eu sou uma grande fã dos óleos de limpeza de rosto. E sim, eu tenho pele mista e aconselho-os a qualquer pessoa com pele (sensível, oleosa, mista, seca). Podia fazer um post enorme a explicar o porquê, mas a verdade é que tudo se explica com "semelhante dissolve semelhante". As impurezas do vosso rosto são em grande parte oleosas, o que significa que, se lavarem apenas com água, elas não saem (ta como a gordura não sai dos pratos por artes mágicas). Aquilo de que precisam é de um detergente ou de algo que consiga arrastar as impurezas consigo.

 

Qual é a ciência dos óleos de limpeza? A grande maioria aplica-se sobre o rosto seco (e maquilhado, são óptimos a remover maquilhagem), massaja-se de forma a garantir que todas as impurezas ficaram dissolvidas no óleo e depois remove-se com a ajuda de água. Neste caso a água vai funcionar no óleo porque são adicionados à fórmula ingredientes que fazem com que o óleo se misture facilmente com água, formando uma emulsão - os chamados agentes emulsificantes.

 

Assim consegue-se eliminar tudo sem que seja necessário esfregar intensivamente o rosto, o que costuma ser péssimo para as peles sensíveis, e sem eliminar a barreira protectora da pele. E isto também funciona nas peles oleosas. Essencialmente porque a oleosidade da pele é um mecanismo de protecção contra a desidratação e, se eliminarem completamente a gordura da pele até "ela chiar de tão limpa", estão mesmo a pedir que seja despoletada toda uma versão intensiva de produção de óleo para proteger a pele.

 

oleos_desmaquilhantes_cleanser_limpeza_rosto.PNG

Portanto deixo-vos aqui algumas sugestões de óleos de limpeza. Em farmácia têm disponível o da Lierac (obrigada à leitora Cátia Simões por me ter feito descobrir este) e dentro de em breve o da Caudalie, que faz parte das últimas novidades da marca. Por cá conseguem ainda arranjar o da The Body Shop, que eu adoro e uso frequentemente, o da Úna Brennan (na Kitchen Make Up Boutique) e o da L'Occitane. A versão em óleo do Take the Day Off da Clinique ainda não está em Portugal e, de todas as vezes que perguntei, ninguém me soube dizer quando chegaria, mas espero que esteja à venda por cá em breve, já que dizem maravilhas dele. Para quem tem o hábido de encomendar produtos em sites internacionais, recomendo ainda o da Origins, da First Aid Beauty e da Tata Harper.

 

Edit: para quem tiver curiosidade sobre bálsamos de limpeza podem consultar este post.

2 comentários

Comentar post