Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Máscaras - funções, tipos de máscaras e como usar

Tenho ideia de alguém me ter pedido informação sobre máscaras há já algum tempo, por isso aqui fica um post com alguma informação sobre máscaras, como por exemplo que tipos de máscaras existem no mercado e os vários métodos de utilização. Em breve faço um post com recomendações de máscaras para vários problemas diferentes.

 

O que são máscaras?

As máscaras são tratamentos intensivos que devem ser aplicados 1-2x por semana de forma a suprir necessidades extra da pele.

 

Funções das máscaras

Na verdade as funções das máscaras são essencialmente cobrir todas as coisas que uma pessoa procura numa pele saudável. Tal como os restantes produtos de cuidados de rosto, podemos encontrar uma infinidade de funções nas máscaras, nomeadamente: hidratação (pele desidratada), nutrição (pele seca), anti-envelhecimento (refirmantes, antioxidantes, anti-rugas), limpeza (geralmente para pele oleosa, mas pode ser aplicada a qualquer tipo de pele), calmante (pele hiperreactiva, escaldões), esfoliante (pele com textura irregular), luminosidade (tez baça) e branqueadora (para manchas).

 

Tipos de máscaras

- Máscaras que podem ficar no rosto - estas máscaras servem geralmente como tratamento intensivo de noite, substituindo o creme de noite. Geralmente aconselha-se que sejam aplicadas no rosto em camada fina, deixando actuar durante um tempo pré-determinado, sendo que após esse tempo deve remover-se o excesso de máscara com um disco de algodão, deixando a restante máscara a actuar durante a noite. Estas máscaras são geralmente as hidratantes, nutritivas, calmantes ou anti-envelhecimento.

- Máscaras para remover após um período de tempo - existem várias apresentações destas máscaras (sendo que as impregnadas no fundo são um subtipo destas máscaras, mas achei melhor separá-las). Exemplos destas máscaras são, por exemplo, as de argila (como a de argila verde que seca e deve ser depois removida com água), as peel-off (que criam uma película que deve ser removida após a actuação) e outras máscaras, principalmente de limpeza e esfoliação.

- Máscaras impregnadas - sheet maks e rubber masks são as versões mais conhecidas deste tipo de máscara, em que um material é impregnado com a fórmula e só tem de ser adaptado ao rosto (sheet masks) ou a pessoa tem de aplicar o sérum previamente e depois adaptar a máscara (rubber masks), deixando actuar pelo período de tempo indicado que pode ir de 5 minutos a meia hora ou mais. De seguida, dependendo da máscara, pode ser aconselhado massajar o produto restante no rosto para que seja absorvido ou 

- Patches de olhos ou lábios - são um subtipo das máscaras impregnadas, mas cuja área de actuação é o contorno de olhos ou lábios.

 

Como usar as máscaras?

Caso tenham apenas uma máscara, é fácil: sigam as instruções da máscara. Geralmente implica a sua aplicação em pele limpa e evitando o contorno dos olhos e lábios - sendo que a aplicação pode ser feita directamente com os dedos ou com um pincel (ou, no caso de sheet/rubber masks, apenas há que adaptar a máscara aos contornos do rosto).

Contudo, se forem como a consumidora habitual de dermocosmética que facilmente tem 2 ou 3 máscaras diferentes, então há que saber conjugá-las.

- Alternar máscaras - usar as máscaras de forma alternada, por exemplo usar cada uma delas uma vez por semana, mas em dias diferentes. Este tipo de método é o ideal quando se usam máscaras com o mesmo propósito ou que sejam mais fortes/concentradas de forma a não sobrecarregar a pele no mesmo dia.

- Multimasking - utilizar, numa só aplicação, várias máscaras diferentes consoante as necessidades das zonas do rosto. Por exemplo, usar uma máscara de limpeza na zona T e uma hidratante nas maçãs do rosto.

- Aplicar faseadamente - aplicar primeiro uma máscara, remover e de seguida aplicar outra. Ideal quando as máscaras podem potenciar o efeito umas das outras, por exemplo usar uma máscara esfoliante e de seguida uma hidratante.

 

*nota de pessoa com mau feitio: apesar de poder parecer pelo Instagram, usar risquinhos de máscaras coloridas para parecer um índio não é uma forma de utilização válida ou útil, só serve mesmo para fotos do Instagram e para gastar produto

3 comentários

Comentar post