Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Hiperqueratose folicular - o que é e como tratar

Antes de passarem este post à frente, leiam só a definição. É que eu própria não sabia que tinha isto até há uns 2 anos atrás e sei que muita gente nem sequer sabe que isto é "uma coisa".

 

O que é a hiperqueratose folicular?

 

É uma condição de pele inofensiva, caracterizada por pequenos altos na pele que dão o efeito "pele de galinha" e/ou de pele rugosa. Essas elevações na pele podem ser vermelhas ou castanhas e ocorrem frequentemente na zona superior do braço ou nas costas, É causada por excesso de queratina na porção superior do folículo piloso, não permitindo a esfoliação normal das células mortas. Essas células mortas acumulam-se e formam então os pequenos altos na pele que acabam por dar o aspecto rugoso. Esta é uma condição genética e pode desaparecer expontaneamente, mas na maior parte dos casos um tratamento contínuo melhora o aspecto da pele..

 

Como tratar a hiperqueratose folicular ou "pele de galinha" permanente?

 

Não é possível curar a hiperqueratose folicular, mas existem tratamentos de manutenção que podem ajudar a controlar a situação. Uma vez que o principal problema é a dificuldade na esfoliação, pelo que geralmente se utilizam cremes ou loções à base de alfa-hidroxiácidos, ácido salicílico e ureia. É aconselhável fazer a higiene da pele com um produto de limpeza sem sabão e pode ser utilizada esfoliação física.

 

Quais os melhores produtos para tratar a hiperqueratose folicular?

 

Actualmente já existem umas quantas opções no mercado, pelo que deixo-vos algumas:

hiperqueratose_folicular_borbulhas_vermelhas_braç

 

 

Como referência, e como de costume, deixo-vos a minha opção pessoal neste caso: SVR Xérial 30. É o que uso actualmente e tenho visto resultados.

1 comentário

Comentar post