Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Dermatite seborreica no rosto - sintomas e tratamento

seborrhea-large.jpg

 

Há umas quantas patologias que aparentemente deixam as pessoas sem vontade de falar. A dermatite seborreica é uma delas, sendo que haver alguém que assume sem problemas que tem descamação oleosa no couro cabeludo já é suficientemente raro, mas haver alguém que assuma que tem o problema no rosto é pior ainda. Contudo, existem algumas razões para se falar tão pouco desta patologia razões para isto acontecer:

  1. A maior parte das pessoas que tem dermatite seborreica não sabe sequer que ela existe e não associam os sintomas a alguma patologia. Normalmente é descrita como "pele seca na zona do nariz, sobrancelhas e linha do cabelo, no resto tenho pele oleosa".
  2. A maior parte das pessoas que associam os sintomas a alguma patologia, associam-na à patologia errada, nomeadamente à rosácea (por causa da vermelhidão) ou à psoríase (por causa da descamação).

 

Portanto isto é assim uma espécie de bola de neve gigante de desinformação que se vai propagando de forma exponencial e que se resolvia facilmente se as pessoas simplesmente se mantivessem informadas. Contra mim falo, que até uma amiga me pôr juízo na cabeça e me informar que eu tinha dermatite seborreica, eu estava plenamente convencida de que tinha rosácea (porque eu naquele inverno parecia uma bêbeda, já que andava de nariz constantemente vermelho, e não sabia que esta patologia existia).

 

O que é a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma patologia crónica da pele que parece advir da hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas associada a irritação pela presença de Pytosporum ovale (um fungo cujo metabolismo produz substâncias irritantes para a pele). Também parece estar associada a outros factores como mudanças de tempo (tende a piorar com o tempo frio), doenças autoimunes, stress, peso excessivo e história familiar.

Geralmente ocorre na zona do couro cabeludo, mas também pode ocorrer em zonas como o nariz, sulcos nasolabiais, sobrancelhas, linha do cabelo e pode mesmo estender-se à zona interescapular e pré-esternal. No lactente dá-se o nome de crosta láctea e é bastante comum, mas no adulto tende a atingir apenas 5% da população.

 

Sintomas

  • vermelhidão difusa e sem associação de telangiectasias (não se vêem os vasos capilares, como acontece na rosácea)
  • descamação
  • formação de crostas oleosas que podem originar feridas
  • prurido (comichão)

 

Tratamento e controlo das crises

O tratamento prescrito por um dermatologista recorre muitas vezes a corticóides de baixa potência, antifúngicos e imunomoduladores. Dada a natureza desses tratamentos, não a irei abordar neste post, porque deve ser sempre acompanhado e esclarecido pelos médicos e profissionais de farmácia que acompanham o caso.

 

Em relação a tratamentos não sujeitos a receita médica, eis alguns que são habitualmente usados:

  • coaltar (derivado do alcatrão, com aroma e cor características que podem não ser bem tolerados, mas é extremamente eficaz)
  • ácido salicílico
  • zinco
  • piroctona olamina
  • óleo de melaleuca

 

Sugestões de produtos

Na dermatite seborreica o papel em destaque geralmente está nos hidratantes, mas os complementos são igualmente importantes. Portanto aqui ficam algumas recomendações de diversos tipos de produtos que podem complementar a vossa rotina. Apenas como nota, e porque é uma questão frequente, a aplicação destes produtos deve ser feita apenas na zona afectada e zona circundante. A grande maioria destes cremes é bastante espesso e, portanto, desconfortável na pele oleosa se for aplicado em todo o rosto. Por outro lado, a aplicação destes cremes deve ser feita de forma contínua e diária, mesmo que não haja manifestação.

Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.

  • Noreva Sebodiane DS Micro-Émulsion [comprar] - recomendação principal para quem não quer sentir o produto no rosto
  • Noreva Sebodiane DS Serum (para crises) [comprar] - para crises
  • Ducray Kelual DS [comprar] - recomendação principal para quem gosta de sentir que aplicou o produto no rosto
  • La Roche-Posay Kerium DS Creme [comprar] - alternativa caso os anteriores não funcionem
  • Bioderma Sensibio DS+ Gel de Limpeza [comprar] - para quem gosta de lavar o rosto com gel

118 comentários

Comentar post

Pág. 1/5