Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Skin Game

Blogue português escrito por uma profissional de farmácia e dedicado à dermocosmética.

Cuidados de pele vegan

Quem me segue já sabe que esta não é a minha área de intervenção, nem de perto nem de longe. Contudo, depois de um pedido da parte de uma leitora e do facto de uma colega da minha empresa se ter tornado vegan há alguns meses (e portanto estou um pouquinho mais dentro do assunto nos últimos tempos), achei que não era mal pensado abordar o assunto.

 

O que é um produto vegan?

É um produto que não contém qualquer derivado animal. Isto significa que não só são cruelty-free (não testados em animais), como também não incluem qualquer produto que seja derivado de animais. Isto exclui uma grande quantidade de ingredientes como o mel, lanolina, seda, ácido hialurónico/glicerina de origem animal... Contudo, e isto há que ser notado, podem perfeitamente incluir ingredientes sintéticos desde que não provenham de origem animal. E gente, sintético não significa mau, só significa que não ocorre na natureza, ok?

 

Os produtos vegan são melhores?

Considerando que muitos ingredientes eficazes estão vedados, não, os produtos vegan não são necessariamente melhores em termos de eficácia. Existem imensos produtos vegan bons, mas aquilo que quero passar é que não é por ser vegan que o produto vai ser mais eficaz ou melhor para a pele como algumas pessoas e marcas gostam de afirmar. A única real vantagem de cosméticos vegan é que não existe qualquer crueldade animal associada à produção e ajusta-se à filosofia de vida vegan se for esse o vosso caso.

 

Marcas de cuidados de pele vegan e onde comprar

marcas vegan.PNG

Existem cada vez mais marcas de produtos vegan disponíveis no mercado e o feedback que tenho da minha colega vegan, que é polaca, é que a Polónia está cada vez mais a apostar nisso e a cada mês surgem novas marcas. 

Uma lista de ingredientes não vos garante a 100% se um produto é ou não vegan, uma vez que existem ingredientes que podem ser provenientes tanto de origem animal como por outra via, portanto o melhor é verificar sempre a acreditação por uma entidade externa. Uma vez que não existe regulamentação neste campo, não é possível indicar-vos um símbolo em específico que vos garanta que o produto é vegan, mas existem alguns que podem ter em conta. A Peta tem o símbolo Cruelty-free and Vegan, a The Vegan Society também acredita marcas e a Choose Cruelty-Free lista as marcas australianas vegan.

Na imagem estão algumas das marcas vegan de que mais gosto: Skyn Iceland, SkinOwl, Pai Skincare, Bybi Beauty, Antipodes, Odacité, Simple as That e Rahua. Nenhuma delas se encontra facilmente à venda em lojas, mas alguns sítios pelos quais podem passar são a The Green Beauty ConceptNotino (antiga Fapex, onde podem encontrar imensas marcas mais pequenas que não se encontram em mais lado nenhum) e Cult Beauty.

 

Marcas com produtos vegan

Muitas marcas têm uma lista (maior ou menor) de produtos vegan, sendo algumas delas: Dr. Hauschka, Lush, Dr. Organics, The Body Shop. Há uma comunidade vegan muito forte que assegura que a informação está constantemente actualizada e podem procurar listas de produtos vegan basicamente de cada marca no mundo - por vezes as próprias marcas fazem mesmo essa listagem no próprio site.

2 comentários

Comentar post