Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Acne - recomendações de produtos e de rotina

Depois de uma abordagem inicial ao que é a acne, ingredientes que devemos evitar e ingredientes que devemos procurar, que podem ler aqui, está na hora daquilo que eu sei que vocês realmente querem: recomendações de produtos e de rotinas.

 

Produtos a utilizar

  • Limpeza suave (de preferência sem sulfatos)
  • Tónico esfoliante (dias alternados) ou máscara (1-2x/semana) com AHA ou ácido salicílico
  • Sérum hidratante à base de ácido hialurónico
  • Hidratante não secante (de dia)
  • Protecção solar de pelo menos SPF30 (de dia)
  • Óleo para peles oleosas (à noite)

 

limpeza pele acneica recomendações melhores prod

Limpeza

Eu sou e serei sempre uma acérrima fã de limpeza com óleos. Sim, óleos em pele oleosa não tem mal nenhum. O meu por defeito é o Camomile Silky Cleansing Oil da The Body Shop, mas para quem quer investir noutra marca, sugiro-vos o Take the Day Off Cleansing Oil da Clinique (em Portugal ainda não se arranja, vá-se lá perceber porquê, mas uma amiga comprou no Reino Unido em Setembro do ano passado). Em termos de água micelar, podem optar por qualquer uma, mas para peles extremamente oleosas sugiro-vos a Sébium H2O da Bioderma (mas não se esqueçam que a água micelar tem de ser removida dor osto, nem que seja com um disco com água normal, porque há detergente na composição e não convém que fique na pele a actuar mais tempo do que devia). Em termos de geles de limpeza, sugiro-vos o que utilizei na minha adolescência, o Cleanance Gel da Avène e o que utilizo hoje em dia, o Daily Cleanser para peles oleosas da YOUTH LAB. (sem sulfatos, YAY).

 

cremes pele acneica melhores produtos recomendaç

Hidratantes

Os hidratantes não são 100% imprescindíveis numa rotina desde que haja um bom sérum, um óleo e um protector solar. Contudo, como existe quem prefira utilizar um hidratante do que um óleo, aqui ficam algumas sugestões. Sugiro-vos dois cremes matificantes não secantes: o Lysalpha da SVR e o Boréade M da Noviderm. Contudo, por norma prefiro cremes hidratantes um pouco mais completos, como é o caso do Balance Moisture da YOUTH LAB. (contém ácido salicílico e niacinamida), o AcGlicolic S da Sesderma (com ácido glicólico e ácido salicílico) e o Boréade SL da Noviderm (com AHA e gluconato de zinco).

 

mascaras tonicos pele acneica melhores produtos re

Tónicos e máscaras

Por favor, larguem os tónicos secantes. A sério. Por favor atirem-nos para o lixo e nunca mais olhem para trás. Ah, mas não pode ser porque aquilo deixa-me a pele mesmo sequinha. Exacto. Isso é péssimo. A grande maioria dos tónicos secantes são à base de álcool e não têm qualquer tipo de benefício para a pele, muito pelo contrário. São irritantes e pró-inflamatórios. Portanto se querem continuar a utilizar um tónico, sugiro-vos tónicos esfoliantes à base de alfa e beta hidroxiácidos. Têm o Glow Tonic da Pixi com ácido glicólico a 5% (podem encontrá-lo em Portugal na My Beauty Boutique) ou o Keracnyl da Ducray (a concentração não é revelada e tem água de hamamélis, vai depender do que preferirem utilizar). Também existe a versão de disco impregnado com tónico, têm disponível os Facial Radiance Pads da First Aid Beauty. Se um tónico não é a vossa praia, mas querem na mesma manter um tratamento com ácido glicólico, sugiro-vos a Cleansing Radiance Mask da YOUTH LAB. que podem fazer 2x/semana. Se preferirem um tónico à base de ácido salicílico, sugiro-vos o Cleanance Toner da Avène.

 

oleos seruns acne melhores produtos recomendaçõe

Séruns e óleos

Juntei estes dois por uma razão muitos simples: há séruns que são óleos, há óleos que na verdade servem como séruns e é todo um mundo complicado porque é muito comum algumas características sobreporem-se. Portanto aqui vão as minhas recomendações:

Óleos: o Lavender Beauty Drops da SkinOwl já não é novidade para ninguém por aqui, porque é o óleo que uso hoje em dia. Para quem não gosta de fazer compras online, o Lotus Face Treatment Oil da Clarins é a melhor hipótese no nosso mercado. Contudo, para quem não tem problemas de orçamento nem de compras online, os óleos que mais recomendo são os da Sunday Riley, nomeadamente o Artemis e principalmente o Luna. Para quem está com o orçamento mesmo apertado, a The Body Shop tem o Tea Tree Oil, que pode ser aplicado em zonas críticas da pele para ajudar a equilibrá-las. A Odacité tem dois boosters particularmente indicados para pele oleosa: o Bl + C e o Gr + G.

Séruns: um dos séruns que recomendo para a acne é o Phyto Corrective da SkinCeuticals, já que é calmante e hidratante e vai ajudar a acalmar e equilibrar a pele. Da mesma marca, o Blemish + Age é uma óptima opção para quem também quer combater os primeiros sinais de envelhecimento e o Retexturing Activator ajuda a eliminar as células mortas e a melhorar o grão da pele. Para quem tem um orçamento mais apertado, a Sesderma é uma marca que tem várias opções úteis: o AcGlicolic com 6% de ácido glicólico é uma boa opção para quem não quer utilizar os tónicos esfoliantes, o Azelac RU tem ácido azelaico que ajuda na acne e principalmente nas manchas de hiperpigmentação pós inflamatória e o Mandelac tem ácido mandélico e ajuda a fazer uma esfoliação eficaz em pele mais sensível.

 

protector solar pele acneica melhores produtos rec

Protectores solares

Não é fácil arranjar protectores solares para pele oleosa, mas hoje em dia existem opções que são já muito boas. Para quem quer um protector que já contém hidratante, o Daily Sunscreen Gel Cream da YOUTH LAB. é a melhor opção que conheço. Para quem dá prioridade ao toque seco, têm duas opções: o FusionWater da Isdin ou a Compacta Oil Free da YOUTH LAB. para quem não quer mesmo qualquer tipo de sensação de produto o rosto. Para quem quer um protector mineral, o Sheer Mineral UV Defense da SkinCeuticals consegue a protecção mineral sem os problemas típicos desta. Para um toque aveludado, o protector da Frezyderm é a melhor opção no mercado, tendo um toque seco e uma sensação aveludada ao toque. Para quem não gosta de arriscar em marcas diferentes, trago-vos dois das marcas de sempre que se safam muito bem: o Anthelios XL da La Roche Posay e o Heliocare Gel.

 

tratamento acne melhores produtos recomendações.

Tratamento localizado

Eu sei que existem outras opções muito comuns em farmácia, mas muitas delas são sujeitas a receita médica e não vou ser eu, profissional de saúde, a fazer o disparate de andar para aqui a recomendar-vos produtos que são sujeitos a receita médica. Temos, portanto, opções de venda livre. O BiRetix Duo da IFC foi uma das minhas opções há uns meses e, por ser à base de retinol, é um produto único no mercado. Para quem quer apostar em ácido glicólico em concentrações mais elevadas, o Sébium Sérum da Bioderma e o Exfoliac Global 6 da Noreva são boas opções. Se preferirem apostar no ácido salicílico, sugiro-vos o Effaclar Duo da La Roche Posay e o Salizinc Gel da NeoStrata

 

* este post contém links de afiliados

57 comentários

Comentar post

Pág. 1/3